A Câmara Municipal de Castelo Branco assinou Protocolos de Comparticipação Finan

A Câmara Municipal de Castelo Branco assinou Protocolos de Comparticipação Finan

A Câmara Municipal de Castelo Branco assinou Protocolos de Comparticipação Financeira com as cinco Sociedades Filarmónicas do concelho, reafirmando o seu compromisso com a valorização da cultura, da formação musical e da preservação das tradições locais.

As entidades abrangidas por este apoio são a Filarmónica Retaxense, a Sociedade Filarmónica de Tinalhas, a Sociedade Filarmónica de Louriçal do Campo, a Filarmónica Vicentina e a Banda Filarmónica Cidade de Castelo Branco.

No âmbito destes protocolos, o município atribuiu um apoio financeiro global de 62.500€, distribuído de forma equitativa pelas
5 bandas filarmónicas, correspondendo a 12.500€ para cada instituição.

Deste montante, 50.000€ destinam-se ao desenvolvimento da atividade regular das filarmónicas durante o ano de 2026, enquanto 12.500€ serão aplicados na aquisição, reparação e manutenção de
equipamentos musicais e sonoros, contribuindo para a melhoria das condições de funcionamento e da qualidade das suas atividades.

“A Câmara Municipal de Castelo Branco reconhece o papel relevante que as bandas filarmónicas desempenham na vida cultural e social do concelho, pois constituem um importante património cultural e histórico, preservando tradições musicais e promovendo a identidade local”, refere a autarquia em comunicado.

“A dimensão artística destas coletividades permite-lhes representar o concelho em diversos eventos e festividades de âmbito regional, nacional e internacional, contribuindo para a promoção e divulgação do território e afirmando-se como verdadeiras embaixadoras culturais de Castelo Branco”, acrescenta o município.

“Além disso, as bandas filarmónicas assumem-se como espaços de encontro e participação comunitária, proporcionando atividades culturais e recreativas acessíveis à população e desempenhando um papel relevante na formação musical de várias faixas etárias, independentemente da origem social ou económica”, pode ler-se no comunicado.

“Nesse sentido, com este apoio, o Município pretende garantir a continuidade da atividade destas instituições, reconhecendo o seu contributo para a dinamização cultural, a formação das novas gerações e a preservação de um património que constitui uma marca identitária das comunidades locais”, conclui.





VER NO FACEBOOK