No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Prevenção de Quedas

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Prevenção de Quedas

No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Prevenção de Quedas, o Serviço de Diálise da Unidade Local de Saúde Castelo Branco (ULSCB) promoveu uma intervenção dirigida aos utentes em programa de hemodiálise e aos respetivos motoristas, com o objetivo de reforçar a relevância da prevenção deste evento adverso, reconhecido pelo seu elevado impacto na saúde e na qualidade de vida.

“Os doentes renais crónicos constituem um grupo particularmente vulnerável ao risco de queda, devido a fatores como a fragilidade física, alterações do equilíbrio, episódios de hipotensão pós-diálise, coexistência de múltiplas patologias e terapêutica com anticoagulantes”, explica a Unidade Local de Saúde. “As consequências destas ocorrências podem ser graves e incapacitantes, incluindo fraturas, perda de autonomia, necessidade de internamento e deterioração do estado clínico geral”, completa.

A iniciativa teve como principal propósito sensibilizar para a identificação de fatores de risco e para a adoção de comportamentos preventivos, promovendo ambientes mais seguros quer no domicílio, quer na unidade de diálise, bem como durante o transporte. Neste contexto, o papel dos motoristas assume especial relevância na garantia de deslocações seguras, contribuindo de forma decisiva para a mitigação do risco de quedas.

VER NO FACEBOOK