No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Prevenção de Quedas, o Serviço de Diálise da Unidade Local de Saúde Castelo Branco (ULSCB) promoveu uma intervenção dirigida aos utentes em programa de hemodiálise e aos respetivos motoristas, com o objetivo de reforçar a relevância da prevenção deste evento adverso, reconhecido pelo seu elevado impacto na saúde e na qualidade de vida.
“Os doentes renais crónicos constituem um grupo particularmente vulnerável ao risco de queda, devido a fatores como a fragilidade física, alterações do equilíbrio, episódios de hipotensão pós-diálise, coexistência de múltiplas patologias e terapêutica com anticoagulantes”, explica a Unidade Local de Saúde. “As consequências destas ocorrências podem ser graves e incapacitantes, incluindo fraturas, perda de autonomia, necessidade de internamento e deterioração do estado clínico geral”, completa.
A iniciativa teve como principal propósito sensibilizar para a identificação de fatores de risco e para a adoção de comportamentos preventivos, promovendo ambientes mais seguros quer no domicílio, quer na unidade de diálise, bem como durante o transporte. Neste contexto, o papel dos motoristas assume especial relevância na garantia de deslocações seguras, contribuindo de forma decisiva para a mitigação do risco de quedas.
